A Implantodontia é a especialidade que busca restaurar a falta de dentes dos pacientes. Quando um dente é perdido seja por trauma, cárie, ou doença periodontal, ele pode ser restaurado instalando-se um implante de titânio que fará o papel da raiz do dente ausente. O tratamento é composto da etapa cirúrgica, onde é instalado o implante e posteriormente a etapa protética, onde o dente é confeccionado. Em casos favoráveis as duas etapas são realizadas na mesma consulta, com implantes imediatos.
Caso 1 de Implantodontia
- Paciente veio até o COI com a raiz do incisivo lateral fraturada, sendo que havia rompido a tábua óssea e o tecido gengival da região. A raiz estava exposta ao meio bucal comprometendo a saúde periodontal da região.
- Após tratamento reparador da gengiva foi realizada instalação de um implante osseointegrado no lugar da raiz do dente fraturado. Nesta imagem verifica-se o resultado final, com prótese de cerâmica pura.
Caso 2 de Implantodontia
- Paciente perdeu o incisivo central por trauma, e fraturou grande parte da coroa do incisivo lateral. Nesta imagem verifica-se o implante já ósseointegrado e o trabalho gengival antes de instalar as próteses definitivas.
- Resultado estético final com coroa metalocerâmica sobre implante no incisivo central e faceta de porcelana no incisivo lateral.