Bem vindo à nossa clínica! Está interessado em tratamento ortodôntico com Bráquete Autoligado? Aqui nesse espaço faço uma breve introdução sobre esta modalidade de tratamento, suas particularidades e vantagens. Mais abaixo encontrarás links para a galeria de casos tratados e para um tour virtual ao Centro odontológico Integrado. 

 

O Aparelho Ortodôntico Autoligável, embora muito parecido com o aparelho ortodôntico convencional, tem uma particularidade que o torna muito mais efetivo e por esse motivo é o assunto do momento na Ortodontia Contemporânea. Mas qual é essa particularidade?

 

Nos aparelhos convencionais, a união entre o fio ortodôntico e o bráquete é realizada por meio de ligaduras elásticas, as famosas “borrachinhas coloridas”. Embora divertidas, essas borrachinhas produzem efeitos indesejáveis ao tratamento, o principal deles é o fato de que geram um atrito muito grande no conjunto, diminuindo assim a velocidade do movimento e requerendo forças maiores para que os mesmos aconteçam. Forças maiores significam mais dor, desconforto e riscos para as raízes e tecidos de suporte do dente.

 

No Sistema Autoligável, a união entre fio e bráquete é realizada por uma porta localizada no próprio bráquete, eliminando a necessidade das borrachinhas. O consenso entre os autores é que o tratamento Ortodôntico Autoligável reduz em média 30% do tempo de tratamento, podendo chegar a até 50% de redução, utilizando forças mais leves e contínuas. A necessidade de extrações dentárias é menor porque o protocolo de tratamento associado à facilidade de movimento permitem expansões transversais dos maxilares com maior facilidade. Como o sistema funciona com fios de alta tecnologia e sem atrito, o número de consultas também é menor, o que é muito interessante para quem tem pouca disponibilidade para ir frequentemente realizar as consultas de manutenção. 

images (1)

Outros problemas da borrachinha, é que a mesma perde tensão durante o mês, deixando de funcionar aos poucos, e a retenção de placa bacteriana que ocorre na mesma, ocasionando em alguns casos gengivites e até mau hálito. No Tratamento Ortodôntico Autoligável esses problemas não ocorrem justamente por não existir a borrachinha!

Conheça alguns casos tratados na seção Ortodontia

Gostou? Clique aqui para fazer um tour virtual no COI. Venha nos fazer uma visita ou agende sua consulta pelo fone 3224 6990 ou pelo WhatsApp 9 9652 2299! 

 

Dr. Newton Fróes Dorneles

Credenciado Damon System Brasil

Invisalign Doctor Brasil

Mestre e Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial